Dev Blog: A pele e as roupas de Lara
Dev Blog: Criação de pele realística e efeitos materiais em personagens
Mais um diário dos desenvolvedores no qual estão nos passando como foram feitos cada detalhe do jogo Rise of the Tomb Raider, a seguir será falado sobre os materiais dos personagens, como sua pele e roupas.
Outro fator que faz um personagem 3D ser mais realístico e a qualidade da pele. Os materiais típicos utilizado em jogos tende a tornar as superfíces da pele dura e opaca. Pele realística, por outro lado, é suave e levemente translúcido. A luz penetra na superfície e espalha na pele com uma suavização. O material usado em Rise of the Tomb Raider simula este fenômeno e da aos personagens uma aparência mais realística
As imagens a seguir mostra os efeitos de sub-surface scattering (SSS) na pele de Lara. Na esquerda voce ve a pele com o SSS desativado e na esquerda ativado. Repare na suavidade quando o SSS está ativado, dando um efeito mais realísta.
O material da pele é capaz também de mostrar o efeito de luz atrás da orelha quando temos uma luz muito forte posicionada atrás do personagem. As orelhas ficam vermelha quando a luz penetra sobre ela (representado na foto da direita).
Efeitos dos materiais nos personagens
Os efeitos de materiais nos personagens são uma parte integral do e significativa do jogo para mostrar a progressão do personagem e dar um senso de coneção entre os personagens e o ambiente. Há quatro efeitos básicos oara cada personagem: sujo, ensanguentado, cheio de neve e molhado. Cada efeito pode ser definido de 0 à 100% e por aí vai. Eles podem também ser repartidos em camadas, por exemplo, 50% sujo e 50% ensanguentado.
A foto abaixo é o efeito "ensanguentado" de Lara
Logo abaixo, é msotrado o efeito de neve na Lara
O efeito pode ser um evento de gatilho específico tanto como em um combate ou quando está nadando. Algum efeito irá "lavar" Lara se ela entrar na água ou se estiver hovendo. O efeito molhado por si só irá diminuir em um curto período de tempo.
O sistema de material em Rise of the Tomb Raider possui uma enorme função em fazer personagens realísticos. Eles fornecem detalhes e dinâmicas que ajuda a engrandecer a expêriencia do jogador.
Kam Yu
Artista líder de personagens, Rise of the Tomb Raider
Dev Blog: A pele e as roupas de Lara
Reviewed by Giovani Zaghi
on
novembro 01, 2015
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